terça-feira, 2 de novembro de 2010

O batismo nas águas

É uma ordenança de Jesus
O batismo é uma ordenança clara de Jesus para todo aquele que crê:
"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo" (Mt.28:19).
Selo da fé
O batismo deve ser visto como um selo da justiça que vem pela fé, e evidentemente deve seguir a fé, como determinam as palavras finais de Jesus que se encontram registradas no evangelho de Marcos: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado" (Mc. 16:15,16). Esta é a razão porque não batizamos e nem tampouco validamos o batismo de crianças; é necessário crer primeiro e então se batizar. Obedecemos o princípio bíblico de consagrar os filhos ao Senhor, mas só os batizamos depois que puderem crer e professar sua fé.
                                É a circuncisão do coração
No Velho Testamento, os judeus tinham como selo de sua fé a circuncisão; no Novo Testamento a circuncisão foi suprimida, sendo vista simbolicamente no batismo: "Nele também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo; tendo sido sepultados juntamente com ele no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos" (Cl.2:11,12). Hoje, esta circuncisão acontece no coração (Rm.2:28,29), e Paulo a relaciona com o batismo.

"Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para a remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo."
Atos 2:38

"Porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus."
Atos 8:16

"E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então lhe pediram que permanecesse com eles alguns dias."
Atos 10:38

"Eles, tendo ouvindo isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus"
Atos 19:5
                                      O batismo não salva, mas acompanha a salvação
Por causa da triunidade de Deus (um só Deus em três pessoas), sub-entende-se uma "implicitude" da Trindade no nome de Jesus. Daí, a ser "unicista" (Deus em uma só pessoa) há muita diferença!

Luciano Subirá

          É crendo na palavra que a Igreja Batista Casa do Oleiro efetuou o seu primeiro batismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário